Ferida

agosto 21, 2021

Vista de cadeias de montanhas na linha infinita do horizonte, rajada de céu azul, envolto em nuvens mescladas em leve névoa.

“— A moça está ferida! começou ele, quando ninguém dizia uma palavra sequer. Ferida animicamente. (...)

— Quem poderia ter causado a ferida à moça? perguntou um dos alunos, pensativamente. E por que ela não sara?

— E o que podemos fazer se um outro provocou essa ferida, não sendo ela mesma quem a contraiu através de uma culpa?

— Nem sabemos como surgiu essa ferida!…

E assim continuava. Bitur esperou pacientemente até que todos se acalmassem, depois disse simplesmente que a ferida foi provocada por ‘palavras’. Palavras são perigosas, podendo machucar mais do que qualquer arma… Como ninguém retrucasse, provavelmente devido à surpresa dessa afirmação, explicando, ele acrescentou que a moça não podia esquecer as palavras que outrora a haviam machucado de tal modo, que a ferida não pôde sarar.

Dessa vez foi diferente. Os médicos forasteiros entenderam imediatamente quando Bitur falou que palavras eram perigosas e que podem ferir. Os incas olhavam pensativos à sua frente… Palavras que feriam, eles não conheciam. Somente depois, quando conheceram mais de perto membros de outros povos, compreenderam as explanações de Bitur.

— A moça será curada aqui. A cicatriz que naturalmente ficar não mais sobrecarregará o estado anímico dela.”

Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas


Leia Também

Cuidado Materno

maio 11, 2024


" A genuína religiosidade existente no caráter da mãe soube manter a paz e a harmonia na cabana, e com isso também alegria e bem-aventurança, se bem que isso às vezes não era fácil."
 
Lao Tse, Coleção o Mundo do Graal 
Leia Mais
Crer cegamente

maio 07, 2024


“E para vós é tão
 fácil crer em coisas inacreditáveis, pois aí não precisais esforçar-vos para pensar ou examinar.

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal 

Leia Mais
Dedos e feridas

maio 04, 2024


Acreditar sempre na máxima de que “basta viver e não incomodar”, pode, em alguns casos, trazer resultados bem diversos do sossego e da calmaria esperada. Estranhamos, porém, quando desse tão “inofensivo” plantio em busca de uma vida sem quinas nem arestas — e aparentemente ausente de atritos — colhe-se o caos.

Leia Mais